A Solenidade de fundação da Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu da localidade Brejão, município de Antônio Almeida, aconteceu hoje (30) pela manhã. O Prefeito Marcelo Toledo, Vereadores, Secretários e Assessores estiveram presentes prestig

“O evento trouxe uma grande importância no reconhecimento da luta das Quebradeiras de Coco e das suas rendas. Estarei aqui para o que precisar, pois sei que esse é um serviço árduo para essa associação da comunidade Brejão, que com tanto esforço estão realizando essa solenidade de fundação", falou o prefeito Marcelo Toledo.
Babaçu é o nome genérico dado às palmeiras oleaginosas pertencentes à família Palmacea e integrantes dos gêneros Attalea e Orbignya. A palmeira do coco babaçu alcança entre 10-30 metros de altura e pode atingir a produção plena após 15 anos. Os frutos produzidos são extremamente apreciados, por todo Brasil, tanto pela fauna silvestre, quanto pelos humanos. Os frutos dão em cachos, em média 3 a 5 por cada safra, com 300 a 500 cocos cada um.
Outro grande aspecto interessante para incentivo da utilização do óleo de babaçu, em relação à sustentabilidade e geração de oportunidades na sua produção, é o completo aproveitamento dos seus frutos e folhas. Suas folhas são utilizadas na armação de cobertas para casa; as fibras das folhas são utilizadas para produzir produtos artesanais.